top of page

Dia do gol olímpico

Santanna

Em 1928, o Vasco disputaria na data de hoje um amistoso contra o Wanderers (URU) num encontro que celebrava a inauguração dos refletores e da nova arquibancada, posicionada atrás de um dos gols de São Januário. O time cruz-maltino venceu por 1 a 0 com gol do atacante Santanna, marcado em um tiro direto da cobrança de escanteio. Segundo os historiadores, foi a primeira vez que um gol desse tipo ocorreu no Brasil, o que atraiu grande atenção da mídia esportiva e ajudou a popularizar o termo “olímpico” por aqui. A expressão havia surgido meses antes, em um tento marcado pelo argentino Onzari numa vitória de sua seleção sobre a do Uruguai por 2 a 1.

Como os rivais celestes haviam conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas recém-disputadas, os hermanos adotaram o termo de forma sarcástica. Os jornais brasileiros aproveitaram o fato de o Wanderers (URU) ser desse mesmo país para replicar o título no dia seguinte. De acordo com a fifa, o primeiro registro de um gol numa cobrança de córner ocorreu na segunda divisão escocesa, em 1924, por obra de Billy Aston.


Essa e outras 365 histórias Cruz-Maltinas estão em HOJE É DIA DE VASCO, o livro-calendário do torcedor Vascaíno, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.





1928 - Vasco 1x0 Wanderers (URU), em amistoso. Primeira vitória em partidas internacionais e primeiro gol olímpico marcado no Brasil. Gol: Santanna.

1929 - Vasco 1x0 América-RJ, pelo Torneio Início. Campeão de 1929. Gol: Mário Mattos. 1945 - Vasco 2x1 Botafogo-RJ, pelo Torneio Relâmpago. Gols: Elgen (2).

1946 - Vasco 1x0 Fluminense-RJ, pelo Torneio Relâmpago. Campeão de 1946. Gol: Santo Cristo. 1966 - Vasco 2x1 Flamengo-RJ, em amistoso. Gols: Célio (2).

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page