top of page

Dia da vingança

Vasco 3x0 Peñarol

Depois do fracasso na final da Copa de 1950, o torcedor brasileiro estava com o orgulho abalado. Pois coube ao Vasco a missão de trazer a autoestima de volta. Na data de hoje, em 1951, o time cruz-maltino enfrentava o Peñarol (URU), que formava a base da seleção uruguaia, naquele que ficaria conhecido como o “Jogo da Vingança”. Para tornar a façanha ainda mais desafiadora, o confronto ocorreu no Estádio Centenário de Montevidéu, casa do adversário. Um fato curioso foram as palavras do atacante Maneca aos seus companheiros momentos antes do início da peleja: “Se eu vencer o Obdulio Varela na primeira disputa, ninguém mais me segura.” E assim que tocou na bola, partiu para cima do adversário e passou a pelota entre as suas pernas, saindo com ela dominada. Foi a senha para o time se encher de brios e marchar rumo a uma vitória inquestionável por 3 a 0. No mês seguinte, foi realizado o jogo da volta, no Maracanã. Os adversários vieram sonhando com a revanche, mas foram novamente derrotados, dessa vez por 2 a 0. Pronto: graças ao Almirante, o futebol brasileiro estava finalmente vingado. Curiosidade: Onze jogadores envolvidos na final da Copa de 1950 participaram dessas disputas, incluindo o algoz Ghiggia, o capitão celeste Obdulio Varela e o injustiçado goleiro Barbosa.


Essa e outras 365 histórias Cruz-Maltinas estão em HOJE É DIA DE VASCO, o livro-calendário do torcedor Vascaíno, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.




1951 - Vasco 3x0 Peñarol (URU), na partida que ficou conhecida como o “Jogo da Vingança”. Gols: Friaça, Ademir e Ipojucan. 1966 - Nasce Iomar do Nascimento, o lateral-esquerdo e meia Mazinho. 1969 - Nasce Aguinaldo Luiz Sorato, o atacante Sorato. . 1979 - Vasco 2x0 Botafogo-RJ, pelo Campeonato Carioca. Gols: Militão (contra) e Paulinho Pereira.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page