Editora Gorduchinha

1 de abr de 20212 min

Hoje é dia de Coração Valente

Washington
 
Gols decisivos e viradas épicas nos instantes finais são ingredientes que tornam o futebol um esporte único e apaixonante e, por isso, o mais popular do mundo.
 
Jogar ou torcer para o time de guerreiros, então, nem se fala. Não é para qualquer um, muito menos para cardíacos. Será?
 
Autor de gols decisivos e históricos defendendo a camisa tricolor, Washington Stecanela Cerqueira é a antítese dessa máxima.
 
Diagnosticado com diabetes aos 21 anos e aconselhado a abandonar o futebol aos 27, após a descoberta de uma lesão cardiovascular, chegou ao Fluminense aos 32, primeiro reforço para a disputa da Libertadores de 2008, sendo decisivo em vários jogos.
 
Contra o São Paulo, marcou, aos 47’ do 2o tempo, um dos seus mais famosos gols. Cobrança de escanteio e Washington sobe no terceiro andar para testar no ângulo do goleiro Rogério Ceni, garantindo a classificação do Fluminense para a semifinal da Libertadores.
 
No jogo de volta da semifinal, após empate em 2x2, na Bombonera, o Boca Juniors abriu o marcador, em pleno Maracanã.
 
Washington, de falta, aos 17’ do 2o tempo, deu início a mais uma virada sensacional do Fluminense: 3x1 e classificados para a grande final.
 
Em 2010, a recompensa como campeão brasileiro e com participação direta no gol da final: após cruzamento da esquerda, desviou a bola de cabeça e Emerson marcou o gol que garantiu o tricampeonato para o Fluminense.
 
Em duas passagens, 2008 e 2010, fez 45 gols em 83 jogos.

1/4/1975 – Nascia o atacante Washington, o “Coração Valente”.

Essa e outras 365 histórias Tricolores estão em HOJE É DIA DE FLUMINENSE, o livro-calendário oficial do Tricolor, disponível em nossa loja online. Tiragem reduzida, garanta já o seu com frete grátis para todo o Brasil.

60
2